Como Criar Curso Online
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

12 dicas incríveis de YouTube SEO para o seu canal!

12 dicas incríveis de YouTube SEO para o seu canal!
Rafael Cardoso
jul. 4 - 16 min de leitura
000

As estratégias de YouTube SEO são ótimas ferramentas para você aumentar muito seu engajamento. E você sabe que isso é extremamente relevante para bombar sua autoridade e ter mais interessados em suas ofertas.

Portanto, aqui neste texto eu trago 12 dicas incríveis para você usar em suas produções de vídeos. Inclusive, para vídeo marketing nas redes sociais.

Dicas estas extremamente técnicas e bastante eficientes para o compartilhamento orgânico de seus vídeos, sejam eles postados na plataforma de vídeos do Google ou em blogs, comunidades ou redes sociais.

Você não sabe o quanto estas dicas são importantes! Sabe quanto custa otimizar vídeos em canal de YouTube por uma agência especializada em marketing digital e marketing de conteúdo? Cada vídeo tem um custo médio de até R$ 1.500,00!

Se você tem um canal com inúmeros vídeos, basta multiplicar este custo. Veja a oportunidade incrível está se materializando aqui! Aproveite estas dicas, portanto, para turbinar seus vídeos de YouTube com estratégias SEO para vídeos muito eficientes e capazes de transformar realidades de produtores de conteúdo.

E quais são estas dicas incríveis de YouTube SEO?

  1. estabeleça um padrão de design e comunicação visual para o seu canal de YouTube;
  2. crie um design de miniatura com alto valor de comunicação;
  3. use chamadas expressivas na miniatura de cada vídeo do canal do YouTube;
  4. entregue conteúdo de grande relevância nos seus vídeos;
  5. faça descrição de pelo menos 400 palavras e que seja coerente com o vídeo;
  6. use 8 hashtags ao todo na descrição de cada postagem de vídeo;
  7. use cerca de 10 tags para marcar a postagem de seu vídeo;
  8. use na descrição de seu vídeo todas as tags escolhidas para marcar sua postagem;
  9. coloque o link de suas redes sociais na descrição da postagem de seu vídeo
  10. crie títulos de vídeo de alto poder de interesse do público focado;
  11. faça referência dentro do conteúdo de seu vídeo de outros vídeos no seu canal de YouTube;
  12. seja fiel a um calendário de postagens.

Antes, vale esclarecimentos sobre este termo.

O que é YouTube SEO?

Vamos por partes.

SEO é uma sigla usada para caracterizar o Search Engine Optimization. Esse termo é associado a uma técnica recorrente em textos de blogs e comunidades.

Essa técnica, bastante atrelada também a outro termo (copyright) cria uma série de benefícios para o compartilhamento deste conteúdo no algoritmo do Google e do YouTube.

Sabe o que significa isso? Quer dizer que seu vídeo tem maior facilidade em transitar no radar dos perfis que tenham interesse temático sobre sua produção.

Antes, as técnicas de SEO eram bastante difundidas em postagens de texto. No entanto, essas técnicas começaram a ser associadas nos processos de otimização dos vídeos postados em YouTube.

Quanto maior for o volume de otimizações realizadas nas postagens de YouTube, maior será sua capacidade de ser entregue pela própria plataforma.

Como criar curso online com YouTube?

Geralmente, a perspectiva de postagem de aulas no YouTube pode representar vantagens e desvantagens. Eu até fiz um vídeo falando disso e um artigo aqui no blog também abordando esse assunto.

Porém, vale ressaltar que o YouTube é uma ótima plataforma para geração de autoridade, mas postagens de aulas que compõem um curso online é delicado, tal como eu falo no vídeo.

Para estratégias de marketing, use o YouTube com grande motivação. Ele é fundamental para que as pessoas tomem decisão de consumo. Eu também tenho outro vídeo que fala exatamente sobre isso. Veja aqui.

No YouTube, você também pode usar inúmeras estratégias para aumentar seu poder de influência sobre o perfil focado.

Por isso, na hora de fazer sua oferta, principalmente, por conta de seu curso online em uma campanha de lançamento, você deve investir em um canal de YouTube sem medo de ser feliz.

E fazendo YouTube SEO, você entra com maior facilidade no radar das pessoas que possam se interessar por você e pelo que você está compartilhando como conteúdo.

São inúmeras as estratégias de YouTube SEO, uma delas é a metodologia do Inbound Vídeos. Já ouviu falar sobre essa técnica. Clique aqui para compreender mais sobre esse assunto.

Saiba mais sobre as dicas que compartilho aqui sobre YouTube SEO

1) estabeleça um padrão de design e comunicação visual para o seu canal de YouTube

O padrão de comunicação visual funciona como se fosse uma espécie de assinatura. À medida que seu padrão se impõe, visualmente, ao seu público, a sua capacidade de comunicar num curto espaço de tempo é mais fácil.

Certamente, estou falando de segundos de interpretação sobre determinado processo de absorção de mensagem.

Imagine você sendo notado pela sua audiência dentro do ecossistema do YouTube. Lembre que a timeline da sua interface de YouTube é inundada de sugestões para seu deleite. A sua audiência tem a mesma influência.

Perceba como é relevante ter um padrão de comunicação visual. Esse processo diz respeito a layouts da capa do seu canal de YouTube, além de miniaturas e até redes sociais.

2) crie um design de miniatura com alto valor de comunicação

O que significa alto valor de comunicação? Quer dizer que sua frase ou chamada dentro da miniatura tem que ter estímulo de interesse.

Diferente do que muitos repercutem, não há necessidade de repetir o título da sua postagem em vídeo na miniatura, ou também denominada de thumbnail.

Dentro da concepção visual, a escolha da gravura, imagem, background desta miniatura, deve ter capacidade de comunicar de forma mais expressiva possível. Nesse ponto é importante compreender as técnicas da linguagem não-verbal.

3) use chamadas expressivas na miniatura de cada vídeo do canal do YouTube

Já ouviu falar em gatilhos mentais, técnicas de copyright e outros elementos de comunicação de forma otimizada? É sobre isso que você precisa elaborar dentro de sua miniatura. As chamadas textuais são bastante eficientes se harmonizadas com um layout e design relevante.

Obviamente, vale ressaltar que você precisa sempre preservar a sua identidade visual. Porém, tenha a consciência de que esta chamada precisa ser visual em mobile. Essa, inclusive, é uma ótima referência.

O próprio YouTube, dentro do campo de analytics de seu canal, demonstra a relevância das miniaturas através da taxa de cliques. Portanto, tenha sempre esta perspectiva visual associada a grandes frases ou palavras de estímulos ao clique.

Entretanto, vale lembrar que você deve preservar a ética de suas promessas sobre o conteúdo disponível. Não prometa nas miniaturas o que não irá entregar no conteúdo. Geralmente, modismos de tags bem posicionadas de forma temporal podem ser chamariz de acessos, mas se a audiência perceber que há uma determinada arapuca, o efeito inverso é muito mais traumático.

Como assim?

Se você prometer na chamada da miniatura conteúdo relativo a Game of Thrones, mas no conteúdo só fizer uma menção superficial pouco conectada com seu propósito, pode ter certeza que aquilo a ser engajado poderá se transformar em negativas, deslikes. Cuidado com isso.

4) entregue conteúdo de grande relevância nos seus vídeos

Marketing digital é também compreender a relevância de seu conteúdo perante a audiência almejada. Neste aspecto, invista em textos e roteiros claros, simples e objetivos. Dentro do seu vídeo marketing é importante compreender o desenho técnico deste conteúdo produzindo um desenho de comunicação eficiente aos processos de engajamento.

Como criar curso on-line é um objetivo seu em algum aspecto, vale lembrar que parte do encantamento de sua audiência é compreender as mensagens elaboradas dentro de sua produção de conteúdo.

Portanto, faça uma boa pesquisa e elabore mensagens textuais que tragam clareza e cristalização sobre o propósito empregado em sua relevância de existir.

5) faça descrição de pelo menos 400 palavras e que seja coerente com o vídeo

Agências de marketing sempre executam técnicas SEO em artigos posicionados em blogs. Isso é relevante, principalmente, porque contribui na melhor entrega orgânica deste conteúdo para a audiência que está procurando temas relativos ao seu interesse. A dinâmica da descrição da postagem de seus vídeos no YouTube também precisam obedecer essa dinâmica textual.

Certamente, não se trata somente de usar técnicas relativas ao marketing digital. Criar descrições consistentes também fazem suas postagens de vídeos serem relevantes. A audiência também consome as descrições, obviamente, dependendo do grau de urgência e interesse delas em se envolver e aprofundar mais seus conhecimentos sobre o assunto.

Portanto, criar descrições interessantes com técnicas SEO para vídeos vai além do uso das tags escolhidas. Palavras-chaves são importantes, mas elas devem ter sentido lógico com a relevância do tema e do propósito de informações conectadas com o interesse da audiência.

Fazer texto por fazer texto é somente fazer texto. Machado de Assis dizia que textos sem leitores não prestam para nada. Neste caso, nem para ranqueamente se não houver acesso.

O mesmo caso se aplica em postagens no Feed do Instagram. Compreendo que há dificuldades na elaboração de textos, mas eles devem cumprir seu fim de comunicação, ou seja, transmitir informações que sejam relevantes. Veja o quão é importante, mesmo mas mídias sociais, textos de caráter comunicativo com alta performance de clareza de informações.

Desta forma, use as descrições como fontes de informações interligadas e até complementares ao tema exposto no vídeo. Inclusive, você pode fazer menção às descrições dentro do conteúdo do próprio vídeo. Assim, você estimula também a interação da audiência à descrição do vídeo.

6) use 8 hashtags ao todo na descrição de cada postagem de vídeo

As hashtags são ferramentas poderosas de otimizações. Elas funcionam como botões temáticos para que a audiência possa ter atalhos de interesse de conteúdo.

Elas também funcionam como botões para uso de playlists de seu conteúdo. Eu tenho um vídeo falando sobre uma incrível estratégia para aumentar o timewatch do seu canal e melhorar a sua capacidade de compartilhamento orgânico pelo próprio YouTube.

A entrega da sua produção de conteúdo em vídeo marketing se torna poderosa quando você usa as vantagens do marketing digital para seu benefício. E essa perspectiva não é substitutiva em detrimento de outras estratégias do marketing tradicional. Pelo contrário, pois qualquer aplicação destas estratégias digitais se tornam eventos de uma mesma campanha de marketing.

Veja como não se trata de aplicar estratégias sobre marketing digital, mas de compreender estas dinâmicas associadas à inteligência do processo de compartilhamento digital.

7) use cerca de 10 tags para marcar a postagem de seu vídeo

As tags são as palavras-chaves. Você deve compreender que estas palavras-chaves são extremamente relevantes para que marque a temática de seu conteúdo. Pela palavra-chave as pessoas buscam conteúdo. Por isso, é relevante você compreender quais são as palavras que possam trazer essa audiência ao seu vídeo.

Hoje em dia, o uso de palavras-chaves são muito importantes e vão além de qualquer campanha configurada de links patrocinados. Aliás, hoje em dia, aquilo que é eficiente em campanhas de links patrocinados são postagens propositivas pelo eixo temático.

São mais eficientes campanhas que privilegiam o foco em conteúdo do que em sites e blogs de ofertas.

8) use na descrição de seu vídeo todas as tags escolhidas para marcar sua postagem

Para que as palavras-chaves não sejam também detectadas de forma maliciosa pelo Google, você deve usá-las em benefício de seu extrato comunicativo. Não deve usar expressões sem um contexto de comunicação.

Vale lembrar que o extrato comunicativo é o fim sobre qualquer ato de uso de linguagens. Por isso, você não pode usar este processo em benefício direto e único a ranquear tais conteúdos somente pelo processo de entrega orgânica.

Cuidado para não desqualificar seu conteúdo por conta de uma detecção maliciosa por parte do algoritmo do Google.

9) coloque o link de suas redes sociais na descrição

Pode até parecer básico, mas é bastante recorrente a falta de links de redes sociais dos produtores de conteúdo.

A única forma de ser direto neste ponto é afirmar que a presença de links já é bastante positivo. Imagine se estes links levam a suas redes sociais. Não é incrível?

Use links de suas redes sociais mais relevantes. E também oriente as pessoas dentro de seu conteúdo em vídeos a interagir com estes links na descrição.

10) crie títulos de vídeo de alto poder de interesse do público focado

É notório que a capa pode contribuir para a sedução do leitor. Por isso, hoje as capas de livros são pensadas em benefício de estímulos visuais de alto poder de engajamento com designs atraentes. A mesma coisa acontece com o título de seu vídeo.

Porém, o interesse do título não pode trazer armadilhas para a sua audiência. Provavelmente, o juízo de valor sobre as palavras-chaves são também aplicadas ao título.

Outro ponto de atenção a ser destacado são as técnicas de copyright. Extremamente eficientes, estas técnicas de escrita para persuasão podem contribuir se usadas de forma técnica. Vale estudar mais sobre o assunto.

Perceba de forma analítica o que os canais mais expressivos de suas preferências temáticas fazem com os respectivos títulos. Analise e compreenda as técnicas eficientes atribuídas a composição da miniatura e do título. Esse processo de comunicação é bem eficiente. Mas, você precisa entender para usar.

11) faça referência dentro do conteúdo de seu vídeo de outros vídeos no seu canal de YouTube

O vídeo é o extrato de comunicação apreciado em plataformas de vídeos. Por isso, você tem que usar o vídeo como um grande articulador das interações que a plataforma dispõe.

Seja produto ou serviço, você deve usar tudo aquilo que possa ser qualitativo para criar suas ofertas, inclusive, vender cursos online. E para tal coisa, há inúmeras formas de elaborar conteúdo propositivo dentro do seu segmento. Não se trata somente de compreender os princípios do vídeo marketing, mas estabelecer funcionalidade sobre sua produção.

Nesta perspectiva, você pode usar estímulos sobre o conteúdo de outros vídeos. É ótimo você oferecer complementos de conteúdos quando está abordando temas que se convergem. Assim, você aumenta a sua retenção de público e melhora sua relação com o algoritmo do YouTube.

Há inúmeras formas de se abordar temas. Essa versatilidade sobre a abordagem de temas e segmentos pode lhe trazer maior compreensão sobre estratégias de vídeos. Veja as diferentes formas de se abordar assuntos:

  • tutorias
  • passo a passo
  • sugestões de dicas
  • evitar erros
  • informações privilegiadas de fontes exclusivas
  • opinião
  • informações de relevância

12) seja fiel a um calendário de postagens

Certamente, ao promover a periodicidade de suas produções, você acaba também fidelizando pessoas que se encantam por seu conteúdo.

Desta forma, você terá maiores condições de agradar audiências por entregar a eles também materiais relativos aos interesses deles. Principalmente, porque a audiência também gosta de ser impactado por suas opiniões e reflexões acerca seu segmento.

Caso você tenha mais interesse em saber sobre YouTube SEO, envie suas dúvidas aqui que eu responderei com alegria. Estas informações devem ser compartilhadas para lhe dar maior força de retenção de audiências.

Com certeza, as melhores performances de seus vídeos, sejam eles de caráter didático ou reflexivo, pode contribuir para suas ofertas, negócios e empresas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você