Como Criar Curso Online
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por que é importante ser congruente?

Por que é importante ser congruente?
Rafael Cardoso
abr. 28 - 3 min de leitura
010

Ser congruente é uma das principais premissas para produtores de conteúdo. Em especial, produtores de curso online precisam ser congruentes para provocar valores essenciais como confiança, encantamento, engajamento, ou seja, valores fundamentais para gerar inscrições.

Neste sentido, ser congruente é mais relevante do que muitos possam imaginar. Mas, o que significa isso?

Congruência é a sua coerência sobre os valores que defende, sejam eles morais e éticos. Sabe a história de ser o que acredita ser correto? Exatamente isso.

A sua capacidade de ser coerente com aquilo que fala, escreve e argumenta, independente da plataforma ou rede social, é fundamental para conquistar pessoas que se interessem pelo conteúdo que você dispõe.

A falta de congruência é o emprego da expressão “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”. Quem nunca...

Congruência em produtores de conteúdo

Um exemplo recente sobre o emprego de congruência é a trajetória do BBB (Big Brother Brasil) 20. A vencedora do reality demonstrou congruência em praticamente tudo o que realizou dentro deste programa de televisão.

A melhor forma de compreender as consequências desta postura é o resultado. Thelma ganhou a edição conquistando a simpatia da audiência. Desta forma, o resultado foi expressivo quando ditado pela virtude da congruência.

Quando testada, Thelma precisou escolher em votar numa amiga ou no parceiro de bandeira social. No entanto, remando contra a maré defendida por ela mesma, a vencedora precisou justificar a quebra de seu compromisso moral com Babu, mas não fugiu da congruência.

Congruência nos negócios é extremamente importante para gerar confiança. Essa virtude também é fundamental para cativar vendas ou inscrições. Vamos além disso. A congruência aumenta, expressivamente, o engajamento.

Engajamento provocado pela congruência

O engajamento é mais importante do que o volume absoluto de seguidores. É pelo engajamento que acontecem as previsões de resultados.

Caso o engajamento não esteja provocado, é bastante oneroso provocar inscrições em cursos ou treinamentos online.

Ser congruente não é uma escolha quando estamos falando de produção de conteúdo. A falta desta virtude provoca danos mais profundos do que possa imaginar, uma vez que a detecção desta quebra de valor demora a ser detectado, mas é visível de forma rápida se compreender a leitura dos resultados.

Certamente, quando a congruência é uma virtude valorizada, demonstra ser relevante para a conquista de maiores resultados, inclusive, construindo relacionamentos mais expressivos, tal como os clientes defensores.

Ser congruente é um desafio

Não é fácil ser congruente. Essa virtude também é testada de tempos em tempos. Principalmente, quando você lida com questões éticas a exigência se faz necessário. Assim, a congruência provoca o efeito farol.

O efeito farol é a percepção da audiência sobre a sua capacidade de se posicionar diante as premissas contextualizadas pela produção de conteúdo.

Portanto, você só se torna referência para as pessoas que quer conquistar se sua comunicação e posicionamento ser congruente.

A congruência é um desafio. Não negligencie isso. Estamos repletos de exemplos em nossa sociedade de pessoas que não souberam ser congruentes. Por isso, torne isso um compromisso fundamental.

Lembre que ser congruente é uma forma de posicionamento de comunicação. Caso você não tenha esse esclarecimento, pode ter consequências terríveis para o lançamento de seu curso online.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você