Como Criar Curso Online
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 dicas para ranquear conteúdo no Instagram

5 dicas para ranquear conteúdo no Instagram
Rafael Cardoso
set. 29 - 8 min de leitura
010

Ranquear conteúdo no Instagram é uma das formas para você diminuir seus investimentos de postagens patrocinadas numa campanha de marketing para lançamento de curso on-line.

O Instagram, hoje em dia, é uma das principais redes sociais capazes de contribuir de forma direta na eficiência de divulgação de seu curso. Por isso, não negligencie esse conhecimento. Pelo contrário, use isso para somar em suas estratégias de marketing.


Resumo desta postagem:

  1. Crie textos mais profundos no feed;
  2. Use emojs;
  3. Use imagens de grande apelo visual;
  4. Use os filtros do Instagram;
  5. Peça para a audiência mais próxima comentar suas postagens.

Por que é importante ranquear conteúdo?

Fazendo conteúdo, você se torna referência da audiência. Fazendo conteúdo você se torna vetor de conhecimento e fonte de informação. Por isso, fazendo conteúdo, a postagem vira também uma espécie de ímã para que o internauta fique mais tempo conectado na rede social.

Logo, o que a rede social quer de verdade? A audiência mais conectada, não é mesmo? Por isso, o algoritmo da rede social irá beneficiar conteúdo de interesse. Por isso, você terá mais seguidores, inscritos, fãs ou audiência em suas redes sociais.

Ranquear conteúdo no Instagram é também uma forma de você desenvolver empatia com a audiência. Sob esta perspectiva, o engajamento se torna o resultado destas ações e as pessoas terão este estímulo espelhado na forma como elas forem interagir com as postagens.

Isso se torna também uma espécie de validação sobre o conteúdo que você imagina ser interessante para a audiência. Certamente, estas estratégias de validação farão com que você entenda mais sobre as pessoas que está focando e será bem mais eficiente criando conteúdo.

Como você pode turbinar suas postagens no Instagram?

Aqui dou 5 dicas eficientes capazes de fazer suas postagens serem, efetivamente, relevantes ante a audiência que você busca.

1 - Crie textos mais profundos no feed

O feed do Instagram pode também ser um mini blog. Por isso, tratar esta parte do seu Instagram, em certa medida, com esta perspectiva, traz também postagens que sejam de agrado das pessoas que gostam de ler mais a respeito do tema proposto na postagem.

Portanto, crie textos que sejam pertinentes a uma certa profundidade temática. No entanto, não quer dizer que também haja necessidade de certa síntese da mensagem. Afinal de contas, trata-se de um mini-blog.

Use nestes textos do feed seu poder de síntese, mas se certifique que não deixe informações propositivas de fora. As pessoas gostam de ler sobre temáticas que deem a elas proposições propositivas a suas expectativas.

Você pode explorar neste texto da postagem o uso de palavras-chaves estratégicas para o seu call to action.

2 – Use mais emojs durante os textos

😁 Obviamente, é natural você compreender que o emoj é uma representação visual. Logo, tornar seu texto visual é a função do emoj. Desta forma, use o emoj, integrando ele ao extrato comunicativo de seu texto.

Tome certo cuidado para não usar emoj integrado a hashtags. Assim, você não cria dificuldades técnicas sobre outro ponto de conversão orgânica, ou seja, a escolha de hashtags.

O emoj deve ser usado para marcar visualmente seu texto. Use emojs que estejam associados à mensagem criada. Chame a atenção destas mensagens de efeitos com os emojs, mas não use emojs nos termos ou palavras-chaves.

3 – Use imagens de apelo visual

Certamente, as imagens têm grande relevância no Instagram. Ela é uma rede social de grande apelo visual.

Certa vez, assistindo a uma palestra do vice-presidente no Brasil do Facebook, disse que enquanto o Facebook é uma experiência pessoal, o Instagram é uma experiência visual. Veja como são simples as frases que otimizam a essência destas redes sociais.

Use este apontamento para criar postagens sob esta perspectiva. Vale ressaltar esta frase.

O Instagram é uma experiência visual. Por isso, recorra a imagens que tenham apelo visual de grande impacto. E vá além disso!

Ferramentas e possibilidades de conteúdo

Typorama - aplicativo disponível em IOS e Android.

Este banco de imagens provém de dois sites cujas imagens disponibiliza sem custos. Trata-se do Unsplash e do Pixabay.

Pixaloop - aplicativo disponível para IOS e Android.

Este aplicativo disponibiliza alguns efeitos bastante intuitivos que podem dar a você condições capazes de dar efeito de movimento em fotos e imagens.

Inshot - aplicativo disponível para IOS e Android.

Este aplicativo faz você executar edições, relativamente, simples, mas de grande poder de interesse de sua audiência. Tudo está a sua disposição, abuse de sua criatividade.

Hoje em dia, há aplicativos que podem também dar efeitos a estas imagens visuais. É muito interessante fazer uso dessas ferramentas para tornar as postagens mais apelativas do ponto de vista visual

Observação: não confunda apelo visual com qualquer apelo visual. Você deve entender que os valores éticos e morais da rede social precisam ser respeitados. Outro ponto em questão são seus próprios valores éticos e morais. Não vale qualquer tipo de apelo para chamar atenção. Você deve compreender o que é importante compartilhar como conteúdo sem ferir ou tornar sua conduta tóxica para si.

4 – Use os filtros do Instagram

O Instagram adora perceber que seus internautas estão usando os filtros desenvolvidos por eles. Essa ferramenta visual faz parte do DNA da rede social em questão. Por isso, use e abuse dos filtros no feed e no Story.

Filtros, associados a imagens de grande apelo visual, podem criar percepções significativas e personalizadas. Com certeza, esta maneira de postar seu conteúdo trará estímulos positivos.

Obviamente, a prática sobre as postagens irá dar a você mais eficiência nas suas escolhas e curadoria de conteúdo para resultados de compartilhamento. Use esse tempo inicial para entender mais a respeito das validações de sua audiência.

5 – Peça por comentários em suas postagens

Não é feio pedir comentários aos mais íntimos, imediatamente, após a realização da sua postagem. Isso faz com que o Instagram entenda ser relevante sua postagem para aquelas pessoas.

Essa estratégia ajuda aqueles perfis que estão iniciando sua trajetória rumo ao crescimento exponencial.

Existem várias formas de você pedir isso. Uma forma bastante eficiente é você compartilhar a postagem em grupos de WhatsApp com a seguinte mensagem: “Acabei de realizar esse post, você pode me ajudar comentando sua opinião sobre ele lá na postagem?”

Quando você pede algo, diretamente, para as pessoas mais íntimas, elas irão se sentir obrigados a ajudar. Não são todos que, realmente, irão comentar, mas a grande maioria que se identificar com o conteúdo será bastante receptivo ao convite.

Vale este lembrete

Lembre-se que o Instagram tem que preservar sua principal característica, discurso pessoal. Este desafio precisa estar inserido na criação de conteúdo, principalmente de empresas e marcas.

Nem tudo diz respeito a vendas. Nem tudo diz respeito a postagens opinativas. Nem tudo diz respeito a interesses monocráticos. Compartilhamento de conteúdo significa você construir um relacionamento propositivo para a audiência.

Outro ponto de atenção são os comentários e a forma como a audiência interage com suas postagens. Entenda o que os dados de acesso representam para seu banco de análises e crie cada vez mais conteúdo que tenha relevância para eles.


Leia também:


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você