Como Criar Curso Online
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

7 formas de destacar seu curso online e destruir a concorrência

7 formas de destacar seu curso online e destruir a concorrência
Rafael Cardoso
mar. 16 - 8 min de leitura
000

Destruir a concorrência parece ser sempre uma das principais preocupações dos atuais produtores de curso online. Porém, tudo isso sempre parece estar vinculado ao ato de lançar esse curso para inscrições, ou seja, estratégia de vendas.

Compreender esse processo é fundamental para você também criar estratégias capazes de viabilizar o lançamento de curso online:


Resumo da postagem:

  • Infoproduto deve ser um produto encantador;
  • 7 formas de se destacar seu curso online;
  • Destruir a concorrência.

No entanto, a premissa principal para destruir concorrência deveria ser diferente, ou seja, buscar essa proposição apostando na qualidade do serviço prestado, do produto encantador.

Infoproduto é o produto encantador

Destruir a concorrência deve ser um movimento positivo, ou seja, respeitando as premissas éticas e morais de uma concorrência de mercado. Não se destrói o outro levantando mentiras, injustiças, apontamentos levianos ou medíocres.

A concorrência deve ser sadia.

No caso dos cursos online, o infoproduto deve ser o ponto central, afinal de contas, criar um infoproduto transformador é a premissa para se ter procura, independente do segmento.

Desta forma, compreendendo a relevância de um infoproduto encantador, é importante estabelecer critérios de impacto, principalmente, na hora do planejamento e produção do seu curso ou treinamento on-line.

Quais são as 7 formas de destacar seu curso online e destruir a concorrência?


  1. Maturação;
  2. Entrega de conteúdo de graça;
  3. Investir no compartilhamento orgânico;
  4. Fomentar parcerias;
  5. Prestar atenção na audiência;
  6. Ser original;
  7. Ter disciplina.

Maturação

O que é isso?

Maturar, amadurecer, praticar para buscar mais experiências.

Esse é o sentido do termo em questão. Quanto mais maturado, mais experiente.

Desta forma, ao passar por pontuais experiências, você percebe como pode aprimorar sua jornada de aprendizado, seja pelo critério didático ou até por outros aspectos, sejam eles financeiros, marqueteiros ou até de relacionamento.

A maturação acontece quando você deixa de planejar, deixa de idealizar e começa, efetivamente, a produzir. Inclusive, é comum ter alterações de conteúdo ou de organização didática quando a produção começa. Isso é comum.

Por isso, deixe de planejar excessivamente, deixe de procrastinar a produção e comece a produzir. Há uma frase de Rubem Fonseca num de seus contos que pode resumir a atitude do empreendedor: “Começar, o resto vem depois”.


Entrega de conteúdo de graça

Além de ser um dos fundamentos principais de marketing, também é uma das objeções principais dos produtores. Por quê?

Por que objeção? O produtor entende, à princípio, que tudo aquilo a ser dividido precisa ser remunerado para se sentir valorizado. No entanto, ele não compreende que essa estratégia é também um fator de encantamento, confiança e engajamento por parte da audiência.

Você divide conhecimento, principalmente, de grande relevância para a audiência e em troca ganhar seguidores, fãs, inscritos em suas redes sociais. Isso é sim uma forma de ser remunerado.

Quando se quebra essa objeção no produtor, o propósito é praticado como forma de engajamento e provocação para o interesse em conteúdo mais profundos e de caráter de transformação.

Por isso, entregar o conteúdo de graça nas redes sociais ou em estratégias de funil de vendas, na verdade não está sendo de graça, pois a audiência entrega seu interesse como moeda de troca neste processo.


Investir no compartilhamento orgânico

Quanto maior for sua capacidade de influenciar pessoas, maior será sua capacidade de provocar resultados positivos. No caso dos produtores de curso online, inscrições e clientes para seu infoproduto.

Por isso, é preciso ter domínio de alguns fundamentos do marketing digital e também das redes sociais que você abastece de conteúdo. Quanto maior for as postagens posicionadas com as características orgânicas das redes sociais, maior será a entrega desta rede social para o seu cliente.

Eu até fiz um vídeo falando sobre a importância de você saber premissas fundamentais do marketing digital para estabelecer suas estratégias de criação de conteúdo.

Portanto, saiba as características orgânicas da rede social que produz conteúdo, mesmo que haja também campanhas de postagens patrocinadas, para fomentar estratégias de funil de vendas.


Fomentar parcerias

Por mais que você seja um gênio da raça, se estiver sozinho poderá demorar muito mais tempo para conquistar determinada relevância. Infelizmente, o radar da sua audiência pode demorar para encontrar você.

Porém, a formação de parcerias pode ajudar muito a diminuir esse processo de escalada das audiências. Você precisa ter parceiros que lhe ajudem a produzir “colabs”.

Outro ponto de atenção são as parcerias de trabalho relativas à organização, planejamento estratégico, contabilidade, criação de roteiros e uma infinidade de outras demandas que você detecta na prática desta produção de conteúdo e de curso online.

Parceiros trazem soluções para demandas que, às vezes, você nem sabia da existência delas. Entenda como parceiros somam ainda mais aquilo que pode ser concretizado dentro de sua produção e que faça seu infoproduto ser encantador.


Prestar atenção na audiência

A atenção na audiência se faz necessária por dois aspectos: compreender as expectativas dela e analisar a influência da concorrência nela.

Quando se compreende as expectativas da audiência, a produção de seu conteúdo, seja para as redes sociais, para o funil de vendas ou para o propósito de transformação, torna-se mais forte e de interesse.

Você consegue ser mais eficiente para a audiência e analisar suas influências sobre as ofertas que pode ter em suas redes sociais.

É importante também para compreender sua escalada rumo a sua formatação como autoridade no segmento que atua.

Outro ponto de atenção é a influência dos concorrentes diante a demanda da audiência. Assim, você pode também estabelecer novas estratégias ou até ajustar aquilo que já está sendo proposto.


Ser original

Pode ser clichê, mas é uma das coisas que mais funciona para se destacar. Você precisa encontrar sua característica dentro da produção de conteúdo. Desta forma, a audiência também terá interesse por aquilo que você comunica.

Originalidade é um ponto muito subjetivo. Pode ser alguma forma de comunicação, algum ponto de vista, alguma coisa que seja de sua autoria, seja a abordagem, a comunicação ou qualquer outro ponto de interesse dos internautas, dos clientes em geral.

Certamente, determinadas questões parecem não ter muito espaço para se criar originalidade. Mas, caso você se permita o processo de criação, análise, encontrará.

A originalidade faz você entrar na memória da audiência. Caso consiga, poderá também estar vinculado à memória afetiva das pessoas, o que considero ser incrível. Mas, para isso, é preciso prática. Pratique, monitore, ajuste.


Ser disciplinado

Outro clichê do mundo dos coachs, mas é a pura realidade. Quanto mais disciplinado com os prazos de veiculação, as resoluções administrativas, as quebras de objeções, mais você estará sempre no foco da audiência.

O simples fato de se estabelecer um calendário de postagens, faz a audiência e a própria rede social contar com você. Há muito mais vantagens para quem é disciplinado.

Esse aspecto também melhora muito a sua vida como um todo. O disciplinado vive melhor, tem mais oportunidades e constrói mais com grande poder de influência sobre os outros.

O disciplinado vira referência e vira foco de interesse. Por isso, estabeleça critérios e compromissos para entregar sempre nos prazos.


Destruir a concorrência

Como você percebeu, destruir a concorrência é uma consequência para uma série de ajustes ou indicadores de qualidade.

Não se leva em consideração posturas consideradas erradas sobre as premissas morais e éticas da nossa sociedade.

Qualquer coisa que não esteja alinhada a um posicionamento honesto, faz você estar numa linha perigosa e participar ativamente da política do cancelamento. Tome cuidado para não criar um efeito contrário ao interesse do seu público por escolhas levianas.

Aposte na honestidade sempre, pois isso é fundamental para provocar confiança e construir resultados de vendas para seus infoprodutos.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você