Como Criar Curso Online
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como lucrar com curso online?

Como lucrar com curso online?
Rafael Cardoso
jun. 21 - 8 min de leitura
000

Curso online hoje é uma grande oportunidade. Mas, isso não é um negócio fácil de se investir. Requer uma série de critérios e informações capazes de dar alegrias ou tristezas aos produtores e investidores.

Porém, como lucrar com curso online? Essa pergunta é bem pertinente e remete a uma série de análises. Saiba como construir essa percepção aqui.

Contexto mundial e-learning

O termo e-learning remete a linguagem de educação online. O termo é mais difundido no mercado mundial de curso online. Assim, você consegue também ler artigos relativos a este mercado.

A educação é cada vez mais voltada para o aprendizado online. Nos últimos anos, vimos uma enorme onda de financiamento voltada para a EdTech, com 59 milhões de dólares, arrecadados apenas nos EUA para startups relacionadas, como a Kahn Academy. De fato, de acordo com a Forbes, a indústria de educação online está avaliada em mais de 107 bilhões de dólares.

No entanto, há um movimento autônomo acontecendo também em outro âmbito, o universo do pequeno empreendedor. Isso porque também está evidente a prática sobre o movimento da concorrência horizontal. Sabe o que significa este termo concorrência horizontal?

Eu até fiz um episódio do PODCAST que produzo chamado ENGAJACAST falando sobre a concorrência horizontal.

O que é Concorrência Horizontal?

https://soundcloud.com/engajacast/o-que-e-concorrencia-horizontal

Este termo eu li no livro Marketing 3.0, ao qual há também contribuição de Philip Kotler.

Concorrência horizontal é a concorrência que torna as empresas equivalentes em seu poder de impacto e influência, independente de seu tamanho. Isso porque as campanhas baseadas em conteúdo criam grande poder de interesse ao ponto de dar condições de concorrência do pequeno empreendedor com a grande corporação, sem detrimento da natureza de investimento concebido.

Esse conceito é bem conciso também se levarmos em consideração a teoria da sociedade líquida, conceito formulado por Zygmunt Bauman, pois pela inserção de canais de comunicação bastante acessíveis, diversas pessoas de diferentes perfis socioeconômicos conseguem ter condições de acessar ofertas para a experiência de aprendizado em curso online.

Investimento em curso online para todos os tipos de interessados

De palestras on-line simples para eventos intensivos; pela imersão de seus canais, você encontrará cursos que cobram diferentes valores. Desde cursos que cobrar inscrições relativas a alguns dólares até quase 20.000 dólares, dependendo do tópico.

Exemplo disso é o Masterclass, acesso por assinatura e por cursos.

Aliás, você sabe a diferença entre você e o Samuel L. Jackson? Ele está fazendo seu curso online. E você? Acesse aqui o meu treinamento para criar seu próprio curso online.

E os cursos on-line permitem que você siga qualquer tópico específico que possa imaginar, sem pedir que faça cursos gerados pelos quais talvez não esteja interessado.

Como um professor em potencial, desde que você tenha conhecimento especializado em algo que você sabe que as pessoas querem aprender, você pode começar a ensinar com algumas ferramentas básicas.

A plataforma de cursos on-line Teachable cita dados de que os instrutores que fizeram renda usando sua média de site mais de 5.000 dólares de seus cursos . Basta contrastar isso com a maioria dos blogueiros e usuários do YouTube que não ganham mais de 100 dólares por mês.

como criar um guia de curso on-line

Portanto, há potencial para ganhar dinheiro através da educação online.

A educação on-line é um segmento que está bastante aquecido em plena crise socioeconômica. O Brasil é sim um ambiente complexo para o empreendedorismo. Por isso, a vantagem explícita deste segmento, principalmente aos produtores de curso online(podemos colocar o treinamento online neste processo), é a quantidade de interessados que todos os dias surfa na nuvem da internet em busca de resolução para suas necessidades e desejos de natureza didática.

Produzir curso online é uma grande forma de construir um negócio capaz de ser sustentável usando pouca estrutura física ou logística de entrega com grau de complexidade que os produtos comercializados precisam quando a modalidade de venda à distância está em evidência. Curso online é um investimento lucrativo e valoriza o autor deste projeto didático. Tanto é verdade que a produção de curso online também aqueceu. Mas este tipo de informação não pode ser a objeção que impedirá você de produzir seu curso online.

Pense nisso. Durante a corrida do ouro, as pessoas que vendiam as ferramentas ganhavam muito mais dinheiro do que as mineradoras de ouro. Se você tem conhecimento especializado que sabe que as pessoas valorizariam, e você pode fornecer a estrutura que lhes permitirá aprender, você pode ter ouro em suas mãos.

A trajetória de quem quer criar curso online é simples, porém, complexo. Por isso é importante compreender que a simplicidade não está na informação, mas na execução. Todo o processo é engenhoso e constitui uma máquina que depois de concluída se torna um processo de automação para o crescimento exponencial. E aí está a magia do negócio.

Por isso a menção à concorrência horizontal. Esse negócio online pode ser construído por grupos de investidores ou por pequenos empreendedores. A lucratividade do negócio está na qualidade da experiência de aprendizado. Os alunos estão interessados na qualidade da experiência didática, além de também se preocuparem com a aplicação deste conhecimento para sua vida, seja ela profissional ou pessoal.

Obviamente, há um processo contínuo de promoção do info-produto. Se você ainda não entendeu o que significa também o termo infoproduto, calma. A nomenclatura de infoproduto diz respeito exatamente ao curso online, pois essa analogia demonstra como seu curso ou treinamento é também ofertado como se fosse um produto, porém, de caráter subjetivo, assim como qualquer outro relacionamento de prestação de serviços.

E aí? Já pensou em criar info produto? Se você está nesta perspectiva, o que considero ser extremamente positiva a você, agora é pensar neste processo como parte de suas ações em prol da construção de seu curso online.

Curso online pode ser sua empresa

Os investimentos relativos a produção de seu curso online acabam criando a cultura do empreendedor em sua vida. Inclusive, por buscar a sustentabilidade desta atividade, você precisa levar em consideração a perspectiva que seu curso online deve ser encarado como uma empresa, um negócio. Eu fiz um vídeo demonstrando como você pode criar esta empresa já no início de sua jornada.

O interessante deste vídeo é que eu dou duas informações de extrema relevância na hora de você organizar toda a vida contábil de sua empresa. Por que é necessário abrir uma empresa com CNPJ para criar curso online? Porque se você quer ter um negócio de grande poder de emancipação, é importante criar desde o início uma gestão contábil que dê as condições de escala de vendas de forma legal. Por isso, entendo ser relevante você assistir a este vídeo e ter entendimento sobre alguns detalhes a serem descobertos para evitar incômodos.

Agora, supondo que você esteja pronto para seguir seu curso, por onde você começa?

Você pode clicar aqui e entrar no meu treinamento online totalmente em vídeo que ensina você a produzir um curso online sem custo algum. Você terá acesso e eu tratarei você como se estivesse gasto muito dinheiro para fazer sua inscrição. São mais de 40 aulas para você compreender o processo de produção sem saber nada antes desta experiência.

Espero que você aproveite demais essa oportunidade. Além disso, quero ainda lhe convidar a fazer um comentário aqui sobre o que você entendeu sobre este ponto de vista relativo à lucratividade de curso online. Que tal? Vamos produzir seu curso online?

Até breve.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você